Seguidores

17 de março de 2011

Introdução


Foto: Isabela Oliveira
Visite a exposição de arte contemporânea, ao ar livre, no Parque das Esculturas do Espaço Mario Cravo, enfrente a orla marítima - área frontal do Parque de Pituaçu.                                              
Foto: Isabela Oliveira
Antes de começarmos a descrever o Espaço Mario Cravo-Parque das Esculturas, precisamos esclarecer: quando e para que ele foi criado. Por isso, apresentamos o seguinte conceito:  
       Imaginar, criar e sonhar, quando acompanhado pela ação coordenadora e disciplinada, contribui para a história da linguagem, assim como, para o florescimento da sociedade humana. Mario Cravo Jr.   
                                  
Foto arquivo MCJ
Baseados neste conceito, os amigos Jorge Amado e Carybé incentivaram a idéia da criação do Espaço Mario Cravo-Parque das Esculturas, possibilitando a realização de um antigo sonho do escultor Mario Cravo Jr.: "Devolver a sua terra natal a arte que o inspira a mais de 60 anos de produção artística, contribuir para o desenvolvimento sensorial, criativo e cultural do cidadão e estimular outros artístas a cessão de algumas de suas obras de arte para compor o patrimônio artístico e cultural da Bahia."
Então, desejando que um grupo de seus trabalhos, fossem vistos pelos cidadãos da Cidade do Salvador, assim como por todo e qualquer outro visitante,o escultor Mario Cravo Jr., realiza doação ao Estado da Bahia, de 800 obras de arte e cede mais 200 em regime de comodato (1994). Os atos Doação e  Comodato, estabelecem como interveniente o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da BahiaIPAC, autarquia da Secretária de Cultura. A coleção deste acervo público, pertencente ao Governo do Estado da Bahia, é composta por: gravuras, desenhos, pinturas e esculturas que são colocadas em exposição ao ar livre, no Parque das Esculturas e na Galeria, para o deleite do público - baianos e visitantes.


MENSAGEM DO ARTISTA
"Espero que o significado de meu gesto, possa servir de estímulo a outros artistas no sentido de que também possam valorizar com seus trabalhos o patrimônio cultural comum. Acho que a cultura de um povo deve ser ampliada também por essa maneira, pois estou convencido de ser esta a mais significativa e eficaz maneira de engrandecer a memória de uma nação, evoluindo o espírito e a sensibilidade dos seus habitantes. É fundamental para o Espaço Cravo, que as pessoas encontrem uma porta aberta á imaginação e ao prazer lúdico das esculturas estáticas ou móveis. Que possam viver uma experiência de integração arte-natureza, e deixar fruir um apelo de retorno aos sonhos, ao encantamento da infância, a constatação de que a brevidade dos momentos confortantes são necessários. A música do silêncio, a conversa do mar, o sussurro da brisa, o balançar dos coqueiros, como das esculturas, são a mesma coisa, constroem o sentido e a memória dos homens." Mario Cravo Jr.
Para o artista, o escultor, o Espaço Mario Cravo - Parque das Esculturas, significa sua própria razão de ser, a resposta à sua cidade e nossa gente, a integração corporificada e humanizada do seu sonho.
Após a Doação e o Comodato feita em 1994 pelo escultor Mario Cravo Jr., o Governo do Estado da Bahia, destinou cerde de 53.000m² de área, localizada na parte frontal do Parque Metropolitano de Pituaçu, enfrente a orla maritima onde na época existia apenas um grande pântano e a estrutura de uma ponte semi-construída, e, no local, através da CONDER - Companhia de Desenvolvimento Urbano,  autarquia da Secretaria de Desenvovlimento Urbano, o Governo do Estado construiu o Espaço Mario Cravo-Parque das Esculturas - um centro de cultura, arte e desenvolvimento, composto por:
- Parque das Esculturas parque  cercado por alambrado, enfrente a orla marítima. Expõe as esculturas de autoria de Mario Cravo - a maioria de propriedade do Estado (Doadas e em Comodato por Mario Cravo Jr.), pouquissimas peças são de propriedade do artista. Trata-se de exposições ao ar livre e, de longa duração,  da arte contemporânea    produzida por este artista baiano. Aqui, há total integração e harmonia entre arte e natureza.  
Foto Isabela Oliveira
Foto Isabela Oliveira
São esculturas contemporâneas móbiles, sonoras e estáticas, em diversos materiais, técnicas, tamanhos e cores, de autoria do único modernista presente entre nós - Mario Cravo Jr. que possui grande reconhecimento no Brasil e no exterior, com exposição permanente da arte de sua autoria, em em diversos estados do Brasil e em diversos países.
Ainda sobre o Parque das Esculturas, uma pequena lagoa foi construída para expor esculturas flutuantes, ela também serve de morada para peixes de diversas especíes, que são alimentados com ração pelos visitantes.O Parque das Esculturas do Espaço Mario Cravo, por suas características, é único em seu gênero em todo o país.
                                                                       

Foto Isabela Oliveira

Foto Isabela Oliveira
Foto arquivo Isabela Oliveira
Auditório com capacidade para 35 pessoas;            

Foto arquivo MCJ

- Um edificio sede com: Galeria.    
Foto arquivo MCJ

Foto arquivo Isabela Oliveira
Foto arquivo Isabela Oliveira
 - Biblioteca e Sala do Acervo, além de banheiros públicos;
                  
Foto Isabela Oliveira
- Um galpão que abriga o Atelier-Oficina de manutenção, restauro e criatividade;
- Estacionamentos, e áreas verdes que servem de morada para aves e peixes variados.


O Espaço Mario Cravo-Parque das Esculturas, fora inaugurado em 29 de março de 1994, em comemoração ao aniversário da cidade de Salvador.
                     PARQUE DAS ESCULTURAS                                                                  Foto: Isabela Oliveira
Este Centro de desenvolvimento social cultural e artístico é administrado pela  Fundação Mario Cravo-FMC, desde 2005, por efeito do Contrato de Comodato, entre  a instituição e a CONDER Secretaria do Desenvolvimento Urbano do Estado um apoio fundamental. Foto: arquivo MCJ
 Alunos de Escolas públicas assistem palestras ministradas pelo escultor Mario Cravo  
Segundo nosso Mentor Mario Cravo Junior, o Espaço Mario Cravo não é um museu, também não seria classificado como um Memorial.  Trata-se de um Centro de Desenvovlimento social, educativo, cultural e lúdico com entrada gratuita, a serviço de todos. Recebe pessoas de todas as idades, credo e níveis sociais, interessadas em artes visuais de modo geral. Visitam e beneficiam-se com as atividades do Espaço Mario Cravo-Parque das Esculturas, entre 71.212 a 95.315 pessoas/ano. São estudantes, professores, coordenadores de todos os níveis de ensino, de Salvador, do interior da Bahia, de outros estados brasileiros e de outros paises. Além de pessoas das comunidades vizinhas, artistas iniciantes e  experientes. Mas principalmente, pessoas realmente interessadas em arte.                                                                                                             Foto: arquivo MCJ
Alunos de escolas públicas, são recebidos pelo escultor Mario Cravo e desfrutam de visita a exposição de arte contemporânea, ao ar livre, no Parque das Esculturas do Espaço Mario Cravo, enfrente a orla marítima de Salvador.                                             
Alguns programas educativos estão em desenvolvimento, entre os quais destacamos: “Conhecer para Preservar/Preservar para Conhecer”; 
Sua imaginação é nosso estímulo” e "Arte e Integração com a Escola".
Tais programas, pertencem ao nosso SAE - Sistema de Aprendizado Empírico", um sistema iniciado experimentalmente pelo escultor Mario Cravo Jr., ainda no século passado, final da década de 50, quando Mario Cravo Jr.,  defendeu Teses e foi agraciado pela Universidade Federal da Bahia - UFBA com o titulo: "Nótorio Saber",  foi convidado a ocupar a Cátedra de Gravura da UFBA e a ensinar na Escola de Belas Artes no Canela. Graduou-se nesta época Doutor em Belas Artes. (mais detalhes e imagens neste Blog nos links "Programas Educativos" e Mario Cravo Entrevistado 1 e 2 ).

NOTA: O escultor Mario Cravo Jr. atua diariamente como Mentor Artístico, deste centro de cultura e desenvolvimento que leva seu nome e dedica pessoalmente sua criatividade e grande experiência.
Salientamos que para viabilizar os trabalhos de salvaguarda das esculturas do patrimônio público, desde 1994, o escultor Mario Cravo empresta sua coleção de máquinas e ferramentas para restauro e, ensina jovens de Pituaçu e da periferia da Capital, como realizar manutenção e restauro em esculturas de diversos materiais, técnicas e tamanhos. Muitos desses jovens tornaram-se colaboradores e foram contratados através da CONDER e compoem a equipe interna.
As fotos abaixo, mostram Mario Cravo Jr. ensinando como realizar manutenção em esculturas, através do Sistema de Aprendizado Empírico. (Detalhes no Link Programas Educativos).                                                                                                   Fotos: Isabela Oliveira
E é graças ao trabalho realizado há 18 anos pelo escultor Mario Cravo Jr. e equipe, através de uma parceria da Fundação Mario Cravo que a coleção de arte doada e cedida em comodato ao Estado da Bahia tem sido salvaguardada e colocada em exposição para o deleite do  público visitante. 

Para incentivar o estudo e a pesquisa, em 1994, o escultor Mario Cravo,  empresta sua coleção particular, com mais de 1.000 títulos, ligados à Escultura Contemporânea, Arte Moderna, Artes Plásticas, Arquitetura, Filosofia, etc., formando assim uma Biblioteca. Desde então, a Biblioteca serve a pesquisa pública, funcionando diária e gratuitamente. Atualmente um projeto está sendo elaborado, com objetivo de adotar, em beneficio deste acervo bibliográfico, medidas de conservação para que ele possa voltar a servir a pesquisa pública. Buscamos patrocinadores da iniciativa privada interessados em abraçar esta causa.
Como dissemos anteriormente, a administração do Espaço Mario Cravo– Parque das Esculturas, está a cargo da Fundação Mario Cravo-FMC.

A instituição realiza, através da diretora Isabela Oliveira, a conservação preventiva e a atividade estava servindo tanto para o aprendizado dos funcionários disponibilizados pela Conder para manutenção de da área verde, como também para visitantes interessados, porém somente visitantes interessados podem participar do aprendizado. A exposição do acervo – um patrimônio público composto pelas coleções doada e cedida em comodato, em 1994 pelo artista Mario Cravo Jr. é importante, para isto o escultor Mario Cravo construiu na Oficina mobiliario expográfico em metal, é esse material que dispomos na galeria. 
A  divulgação dos atos de Doação e Comodatos, do acervo e das atividades desenvolvidas, está a cargo do IPAC-Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado da Bahia.
A Fundação Mario Cravo-FMC (26 de junho de 1985), é uma instituição a serviço da sociedade, que conserva, comunica e expõe, com a finalidade de estimular a sensibilidade, a imaginação e a criatividade, aumentar o saber e a cultura do cidadão, salvaguardar e desenvolver o patrimônio artístico - bens representativos da natureza e do homem. (mais detalhes neste Blog, no link "Fundação Mario Cravo").
CONDER, supri as carências de  manutenção da estrutura física, elétrica, hidráulica, de equipamentos, máquinas e ferramentas; realiza o fornecimento de materiais de consumo e disponibiliza recurso humano, estes, são submetidos ao aprendizado que recebem gratuitamente do escultor Mario Cravo e da diretora Isabela Oliveira. A CONDER também é responsavel pela climatização, fornecimento dos serviços de telefonia, internet e sistema de segurança 24 horas e segurança eletrônica. Tofavia, desde 2007 os profissionais de segurança são fornecidos pelo Inema/SEMA).
IPAC, é responsavel por realizar a preservação do Acervo Doado e em Comodato, composto por: gravuras, pinturas e desenhos; fornecer apoio para a exposição e dinamização do acervo. E através da ASCOM/IPAC, o órgão é responsavel por divulgar as atividades desenvolvidas, o acervo de arte e os atos de doação e comodato ao Estado realizados pelo escultor Mario Cravo Jr.
Veja fotografias atuais do Espaço Mario Cravo-Parque das Esculturas e suas atividades, nos Links deste Blog.                                          Foto: ASCOM IPAC
Agende sua visita através do e-mail: isabelaoliveiraespacocravo@gmail.com

Rua Antonio Manoel Galvão, s/n Ed. Portal Espaço Mario Cravo, Parque de Pituaçu-Orla Marítima SSA/BA Cep: 41.740-020 Tel: 5571 3363-4054

2 comentários:

  1. Agradeço a colaboração recebida no Espaço Mario Cravo pelo artista e pela diretora Isabela, o que muito me ajudou a concluir minha pesquisa academica sobre arte moderna na Bahia.

    Juliana Passos

    ResponderExcluir
  2. O espaço Mario Cravo Jr é um presente fantástico para o legado baiano. Fui um grande prazer ter a oportunidade de conhecer tal obra. Agradeço o acolhimento dado a minha turma de pós graduação da Transludus. Que Deus oportunize grandes feitos ainda para esse grande artista! Obrigado!

    ResponderExcluir

Este blog foi criado por Isabela Oliveira sob a consultoria do escultor Mario Cravo Jr. Sua opinião é importante - manifeste-a

Quer ampliar, aprimorar seus conhecimentos e cultura?

Programe sua visita isabelaoliveiraespacocravo@gmail.com

Qual experiência com arte gostaria de ter?

Site do artista

Site do artista
Computação Gráfica MCJ