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16 de março de 2011

Parceria: Fundaçao Mario Cravo-FMC x CONDER x IPAC

Para  que todos tenham melhor compreensão a respeito da conservação das obras de arte contemporânea, em exposição ao ar livre, nosso Mestre Mario Cravo Jr. esclarece:
Mensagem do artista                                                    Foto: Isabela Oliveira
"Hoje se fala muito na dinâmica da importância didática de um Centro de Cultura, os museus que existem hoje, são entidades vivas, dinâmicas, mas há pessoas que não atendem quando aplicam- se estes termos em esculturas vivas e dinâmicas. Por exemplo: materiais frágeis quando são expostos ao ar livre, ao sol e a chuva, eles se degradam. Então, aqui há um processo desse reaproveitamento de materiais. As esculturas apresentadas apenas aqui, não tem a pretensão de uma permanência no espaço e no tempo. Então, muitas peças que aqui existiram nos últimos 18 anos,  não existem mais, existem sim sob a forma de um novo objeto, esta que é uma ideia da dinâmica, uma dinâmica de Mario Cravo no Espaço Cravo durante 18 anos. E não é só, o escultor Mario Cravo, quando cria uma escultura, em ferro e fibra de vidro e a expõe, ela permanece em ferro e fibra de vidro, e pode entrar em degradação, como já houveram aqui degradações físicas, se não me engano, quando houve a greve da policia militar - (o público agrediu peças) Então, este material é recomposto, recriado, adquiri novos aspectos. As pessoas não entendem, vêem, olham isso aqui como se fosse uma exposição permanente de objetos que conservam-se integralmente no espaço e no tempo, não é só isso, eles existem por que se movem, se desgastam e se movem, então existe uma preservação, a manutenção e a renovação, esse que é, o processo mais interessante. Certas esculturas são reaproveitadas ou são substituídas por outras, enquanto há ação do tempo, no inverno, onde o vento, digamos, é mais forte e a chuva... Essas peças são retrabalhadas, então o Parque das Esculturas é um espaço vivo, ele não é apenas uma exibição de objetos ao ar livre, que se mexem, e se movem em cima do espelho liquido, circundam e ou balançam sobre si mesmos, são peças que às vezes, são modificadas, recriadas. "Jonas e a Baleia", é um exemplo típico disso, é uma escultura que foi mudada, não é mais a mesma que esteve aqui exposta na parte superior do edifício de entrada do Parque das Esculturas, ela agora está com novas feições, novos materiais foram acrescentados , ok? "Jonas e a Baleia" é uma peça daqui que tem 10, 12 anos e esta com novo aspecto, houve recomposição de uma parte colorida, novas formas foram incorporadas para que trabalhasse o vento. Já há um projeto de colocar uma escultura dentro do laguinho que nós temos  aqui no Espaço Cravo. Então eu estou dando um exemplo, de enes peças que foram renovadas. "Mario Cravo Jr. (abril de 2009).

Através do Sistema de Aprendizado Empírico, adotado pelo escultor Mário Cravo Jr. (este sistema consiste no mais experiente demonstrar suas habilidades artísticas e os Interessados, praticarem e assistirem ao mesmo tempo), jovens de Pituaçu e da periferia de Salvador, aprendem como realizar manutenção e restauro em esculturas de diversos materiais, técnicas e tamanhos. Muitos desses jovens, tornaram-se colaboradores e funcionários da Conder para apoio ao Espaço Mario Cravo. A equipe que trabalha colaboradores são treinados pelo artista para realizar os trabalhos de manutenção e restauro de esculturas. Pessoas interessadas assistem para aprender. Fotos: Arquivo MCJ
Ferramentas, amor, mãos e muita ação
                                          Foto: Isabela Oliveira
A preservação do patrimônio (esculturas doadas ao Estado e em comodato), é realizada através da ação direta do escultor Mário Cravo Jr., que empresta sua coleção particular de máquinas e ferramentas para restauro e manutenção de esculturas e Interessados ensina jovens de periferia e Pituaçu da capital. Muitos desses jovens, tornaram-se colaboradores permanentes do Espaço Mario Cravo-Parque das Esculturas através da CONDER-Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado. Fotos: Arquivo MCJ
Para a preservação do patrimônio público, Mario Cravo antes de iniciar os trabalhos, realiza estudo prévio, anota tudo, tudo é medido e analisado. Desta forma, o mais experiente demonstra suas habilidades e os interessados praticam e assistem ao mesmo tempo. Assim funciona o Sistema de Aprendizado Empírico, o nosso SAE. Fotos: Isabela Oliveira
  
No Espaço Mario Cravo-Parque das Esculturas, a diretora e curadora Isabela Oliveira, com o apoio da equipe interna, realiza  a Conservação Preventiva das Coleções: Doação e Comodato (Acervo Público) e de parte do acervo particular - colocado em exposição. Fotos Arquivo Isabela Oliveira

Com apoio do IPAC, foi possivel contratar empresa especializada para realizar ações de combate e prevenção a insetos (cupins e brocas) e roedores  para não danificar o patrimônio. Fostos: Isabela Oliveira
Sob orientação da Curadora Isabela Oliveira - Os trabalhos de conservação preventiva frequentemente são realizados para proteger o patrimônio.
O IPAC - Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, autarquia da Secretaria de Cultura do Estado, através de sua Diretoria de Museus, é responsável por realiazar a preservação do acervo público composto por: Pinturas, gravuras e desenhos e esculturas. Museólogos e restauradores da Diretoria de Museus do IPAC, contaram com apoio da Diretora - Isabela, para realização de visita técnica ao local, quando fizeram análise das condições da sala que abriga o Acervo Público para posterior elaboração de projeto com vistas a uma futura adequação do referido núcleo, até o presente momento aguardamos resultados. Fotos: Isabela Oliveira
Na foto abaixo: restauradores e museólogos do IPAC: Bruno Visco, Sonia Ivo, Kátia Bebert, Marilene, acompanhados da Diretora Isabela Oliveira, após vistoria técnica feita no acervo.
                                   Foto: Arquivo Isabela Oliveira
2009 - Através do apoio da Diretoria de Museus do IPAC e assistência de Isabela Oliveira, foi Possível uma equipe especializada, e realizar vistoria minuciosa Nova catalogação do acervo público. 
ASSISTÊNCIA CONDER 
   

2 comentários:

  1. Achei facinante todo o trabalho
    Conhecerei em breve o espaço!
    Graziela Reiff

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  2. Já fui muitas vezes a Salvador e qdo gostava de uma obra pesquisava e descobria a autoria: Mario Cravo. Sou apaixonada pelas obras e em breve quero conhecer o parque, qu não conheço. Parabéns Isabela pela manutenção do blog.

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Este blog foi criado por Isabela Oliveira sob a consultoria do escultor Mario Cravo Jr. Sua opinião é importante - manifeste-a

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